ANÁLISE COMPETITIVA
Muito mais do que uma disciplina, uma ciência
Análise competitiva não é o necessário mas o básico
Qual é o departamento mais importante em uma empresa? Pergunto isso há anos para as pessoas e a resposta sempre é a mesma. Digital. Entendo por que as pessoas respondem isso porque geralmente é o que todos entendem que está associado a geração de demanda. Mas a resposta varia muito de acordo com o departamento que a pessoa trabalhou em sua carreira. Já escutei que o departamento mais importante é vendas, sucesso do cliente, marketing entre muitos outros. Mas e o departamento de análise competitiva?
Não vou entrar no fato de que esses departamentos possuem vários outros setores dentro como é o caso de digital que muitas vezes está dentro de marketing mas o mais importante é entender que a quando pensamos em uma empresa eu particularmente tendo a pensar em um processo de começo meio e fim. Não há meio nem fim sem o começo o que então nos leva a pergunta qual é o começo?
Análise competitiva, sem dúvida. Qualquer exercício mental vai te levar a essa conclusão. Mas muitas vezes quando alguém discorda sobre esse ponto de vista sempre escuto argumentos como: sem vendas não há receita ou sem BI não se analisa KPIs ou como alguns argumentam sem recursos humanos a empresa vira um caos. Verdade. Concordo com todos, mas mais uma vez. Tudo isso é o meio para o fim e não o início.
Pense, quando foi a última vez que você fez uma análise competitiva para sua marca? Você sabe como fazer um de forma eficiente? Se você fosse fazer uma análise desta quanto tempo levaria? Se a resposta foi algumas horas ou alguns dias então definitivamente você precisa refletir um pouco mais.
Isso porque uma análise competitiva a princípio nada mais é do que a junção de muitos dados que descrevem não apenas um cenário onde os concorrentes estão inseridos, mas também nos mostram como a sua empresa se relaciona com outras em um macro ambiente. Mas note que escrevi “a princípio” porque por princípio é muito mais do que isso. É uma ciência porque segue método científico como veremos mais adiante.
Então voltando a pergunta: “quando foi a última vez que você fez uma análise competitiva da sua marca” se você não tem certeza, ou se a última análise que você executou foi uma rápida leitura do site de um concorrente e da presença na mídia social, você provavelmente está perdendo informações importantes que podem ajudar sua marca a crescer.
O QUE É UMA ANÁLISE COMPETITIVA DE MERCADO?
É uma estratégia que envolve pesquisar os principais concorrentes para obter informações sobre seus produtos, vendas e táticas de marketing. Implementar estratégias de negócios mais fortes, afastar concorrentes e conquistar participação de mercado são apenas alguns dos benefícios de realizar uma análise de mercado competitiva. Pode ajudá-lo a aprender os meandros de como sua concorrência funciona e identificar oportunidades potenciais onde você pode superá-las.
Também permite que você fique por dentro das tendências do setor e garanta que seu produto atenda consistentemente e exceda os padrões do setor.
Nesse momento tenho certeza que você já entendeu, ou concordou, que fazer uma análise competitiva é o início de tudo. Mas você deve estar se perguntando: por que então não é assim na maior parte das empresas do mundo? Vamos chegar lá, mas antes vamos mergulhar em mais alguns benefícios em realizar análises competitivas:
- Ajuda você a identificar a proposta de valor que é de seu produto e o que o diferencia dos concorrentes, o que pode iniciar muitos trabalhos de marketing.
- Permite identificar o que seu concorrente está fazendo certo e errado. Essas informações são essenciais para manter a relevância da sua marca e garantir que seu produto e suas campanhas de marketing superem os padrões do setor.
- Informa onde seus concorrentes estão sendo insuficiente e ineficientes. Isso o ajudará a identificar áreas de oportunidades no mercado e testar novas estratégias de marketing exclusivas das quais eles não aproveitaram.
- Aprenda com as avaliações dos clientes o que está faltando no produto de um concorrente e considere como você pode adicionar recursos ao seu próprio produto para atender a essas necessidades.
- Fornece uma referência contra a qual você pode medir seu crescimento.
Análise Competitiva em Marketing
Não importa se sua empresa é uma startup que começou a operar recentemente ou se sua empresa é uma multinacional. Todas as marcas podem se beneficiar com análises regulares dos concorrentes. São quatro benefícios que você irá identificar como benefícios iniciais como: identificar as lacunas do mercado que hoje poucos ou ninguém consegue enxergar, desenvolver novos produtos e serviços para atender necessidades até então despercebidas, descobrir as tendências do mercado, aumentar ou fazer as vendas de forma mais eficaz
Como você pode ver, aprender qualquer um desses quatro componentes levará sua marca ao caminho da conquista de uma parcela do mercado maior do que você possui atualmente.
Mas se tivéssemos que colocar de maneira simples e objetiva os passos necessários para se criar uma análise competitiva, podemos ordenar em doze passos essenciais para se elaborar algo completo. Porém, é evidente que dentro de cada um destes itens há muito mais a ser feito. Falaremos disso na sequência.
- Determine quem são seus concorrentes.
- Entenda quais produtos seus concorrentes oferecem.
- Pesquise as táticas de vendas e os resultados de seus concorrentes.
- Analise os preços de seus concorrentes, bem como os benefícios que eles oferecem.
- Garanta que seus custos são competitivos.
- Estude como seus concorrentes comercializam seus produtos.
- Tome nota da estratégia de conteúdo da sua concorrência.
- Saiba qual tecnologia impulsiona o uso das soluções dos seus concorrentes.
- Observe o nível de engajamento no conteúdo de seus concorrentes.
- Identifique como eles promovem o conteúdo de marketing.
- Registre sua presença nas mídias sociais, como você se posiciona quanto a estratégia de marketing e como é o acesso as plataformas das soluções.
- Realize uma análise SWOT para conhecer seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
1. Determine quem são seus concorrentes
Primeiro, você precisa descobrir com quem está realmente competindo para poder comparar os dados com precisão. O que funciona em um negócio semelhante ao seu pode não funcionar para sua marca. É muito importante que você grave isso na sua cabeça: “O que funciona em um negócio semelhante ao seu pode não funcionar para sua marca”. Não caia na tentação de copiar o que você entende ser um ponto positivo do seu concorrente para sua empresa. Muito provavelmente vai dar errado fazer APENAS isso.
Por exemplo, imagine que você após identificar um concorrente entende que há a área de sucesso do cliente é muito elogiada. Ai você pensa: É isso! Vamos criar um departamento de Sucesso de Cliente. Mas lembre-se que o que faz de um departamento um sucesso, são os profissionais deste departamento, a metodologia seguida, as ferramentas utilizadas, a experiência destes profissionais naquele departamento específico, entre outras coisas.
Então, como você pode fazer isso de maneira simples?
Primeiro, dívida seus “concorrentes” em duas categorias: diretos e indiretos.
Concorrentes diretos são empresas que oferecem um produto ou serviço que pode passar por um substituto semelhante ao seu e que operam em sua mesma área geográfica. Por outro lado, um concorrente indireto fornece produtos que não são os mesmos, mas podem satisfazer a mesma necessidade do cliente ou resolver o mesmo problema.
Parece bastante simples no papel, mas esses dois termos são frequentemente mal utilizados. Ao comparar sua marca, você deve se concentrar apenas em seus concorrentes diretos. Isso é algo que muitas marcas erram. Pense nessa etapa inicial como uma triagem. Aqui você já descarta concorrentes que não deveriam entrar em seu estudo e considera os que deveriam fazer parte de um olhar mais aprofundado.
Vamos usar um exemplo: a empresa “Ximas” e a empresa “Yankas” vendem serviços baseados em assinatura de venda mensal de bebidas e atendem a um público-alvo semelhante.
Mas ao olharmos mais a fundo, podemos ver que o produto real (bebida neste caso) não é o mesmo; uma marca se concentra em sucos naturais, enquanto a outra vende bebidas isotônicas para treinos de alta intensidade.
Sim, essas marcas atendem à mesma necessidade das pessoas, ou seja, envio mensal de bebidas para as pessoas diretamente para a casa delas, mas fazem com tipos de bebidas completamente diferentes, tornando-as concorrentes indiretas.
Isso significa que a equipe da Ximas não gostaria de gastar seu tempo estudando a Yankas muito de perto, já que seu público provavelmente varia bastante. Mesmo que seja apenas um pouco, essa pequena variação é suficiente para fazer uma grande diferença no que diz respeito a seu tempo investido na análise do seu “concorrente”.
Agora, isso não significa que você desistir completamente de estudar os seus concorrentes indiretos.
Mantenha essas marcas em seu radar, pois elas podem mudar de posição a qualquer momento e passar para a zona de concorrência direta. Usando o exemplo acima, a Ximas poderia iniciar uma linha de bebidas para atletas de alta performance, o que certamente mudaria as coisas para a Yankas. Note que saber o que seu concorrente indireto faz pode ser um grande insight para iniciar uma investigação mais aprofundada sobre o portifólio de sua empresa.
Essa também é uma das razões pelas quais você deseja executar rotineiramente uma análise de concorrentes. O mercado pode e vai mudar a qualquer momento, e se você não estiver constantemente analisando, você não estará ciente dessas mudanças até que seja tarde demais.
Então, a primeira coisa a ser feita é essa. Uma análise minuciosa de concorrentes diretos e indiretos.
2. Determine quais produtos seus concorrentes oferecem
No coração de qualquer negócio está o seu produto ou serviço, que é o que o torna um bom lugar para começar seu estudo. Você vai querer analisar a linha completa de produtos do seu concorrente e a qualidade dos produtos ou serviços que eles estão oferecendo. Você também deve observar os preços e os descontos que estão oferecendo aos clientes.
Algumas questões a serem consideradas incluem:
- Seus concorrentes são um provedor de baixo custo ou alto custo?
- Eles estão trabalhando principalmente em vendas por volume ou compras pontuais?
- Qual é a sua quota de mercado?
- Quais são as características e necessidades de seus clientes ideais?
- Eles estão usando estratégias de preços diferentes para compras on-line versus físicas?
- Como a empresa se diferencia de seus concorrentes?
- Distribuem de que maneira seus produtos/serviços?
Aqui vale algumas observações. Primeiro que as perguntas acima irão variar muito no seu estudo de análise competitiva, dependendo do seu segmento. Você trabalha em um instituto de pesquisa? Em uma empresa com foco predominantemente em B2C? Ou o seu foco são empresas e não consumidores finais e assim B2B é mais onde você atua? Lembre-se não existem perguntas prontas que te diz exatamente o que fazer. Mas sim bons guias que te ajudam a formular essas perguntas.
Outra observação importante que você não pode desprezar ou desconsiderar na sua linha de análise de produtos dos concorrentes é sobre a tecnologia utilizada por eles. Dedique tempo para analisar essa parte pois muitos concorrentes têm soluções em cloud, outros utilizam inteligência artificial para resolver problemas dos usuários e há até empresas que estejam fazendo uso de blockchain ou de processamento quântico para resolver os mais variados problemas do dia a dia. E pode ser exatamente na tecnologia que se utiliza que está o grande diferencial em relação a sua empresa.
3. Pesquise as táticas e resultados de vendas de seus concorrentes
Fazer uma análise de vendas de seus concorrentes pode demandar um pouco mais de tempo. Você vai querer se aprofundar em perguntas como:
- Como é o processo de vendas?
- Por quais canais eles estão vendendo?
- Posuem muitos locais e canais de venda e como isso lhes dá uma vantagem?
- Eles estão se expandindo através de ganhos em escala?
- Existem programas de revenda de parceiros?
- Quais são as razões de seus clientes para não comprar deste concorrente? Por os clientes terminam seu relacionamento com a empresa?
- Quais são suas receitas a cada ano? E o volume total de vendas?
- Eles regularmente oferecem descontos nos seus produtos ou serviços?
- Quão envolvido é um vendedor no processo?
Talvez aqui valha lembram que para algumas perguntas acima existem ferramentas que trazem respostas muito próximas da real quando não o dado tal como ele é. A receita de uma empresa por exemplo é algo que algumas ferramentas trazem de maneira estimada e dependendo do segmento e do tamanho da empresa é muito fácil estimar esse dado.
Essas informações úteis lhe darão uma ideia de quão competitivo é o processo de vendas e de quais informações você precisa para preparar seus representantes de vendas para competir durante o estágio final de compra.
Para empresas de capital aberto, você pode encontrar relatórios anuais on-line, mas terá que fazer algumas investigações para encontrar essas informações de empresas privadas com capital não aberto.
Outra coisa muito interessante é que as vezes a resposta está no seu CRM. Se sua empresa possui processos maduros de acompanhamento das necessidades dos seus clientes, basta entender através de pesquisas que são devidamente gravadas no seu banco de dados, sempre respeitando o que diz a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), qual é o grau de intenção de um cliente deixar sua empresa e para qual empresa este cliente está considerando. Mais uma vez. Muitas respostas estão as vezes dentro da sua própria empresa. Caso não tenham o desejo de sair de sua empresa descubra o que os fez escolher seu produto ou serviço em detrimento de outros no mercado.
Se esses dados não são algo que você registra atualmente, converse com o time de marketing ou vendas para implementar um sistema onde os prospects sejam questionados sobre as outras empresas que estão sendo consideradas pelas pessoas. Sejam prospects ou clientes. Isso ajudará muito na sua análise competitiva.
Essencialmente, eles precisarão perguntar a seus leads, por exemplo, por meio de uma pesquisa rápida ou por um campo em um formulário durante o processo de conversa com esse lead, para identificar quem são seus provedores de serviços atuais, quem eles usaram no passado e quem mais são considerar durante o processo de compra.
NUNCA descarte um lead sem entender o básico deste lead. Um lead descartado hoje mas com informações registradas sobre o básico da empresa sempre será um potencial cliente no momento de fim do ciclo de troca da solução atual deste lead.
Quando um concorrente é identificado, faça com que sua equipe de vendas se aprofunde perguntando por que eles estão pensando em mudar para o seu produto. Se você já perdeu o negócio, certifique-se de entrar em contato com o cliente em potencial para determinar por que você perdeu para seu concorrente. Quais serviços ou recursos atraíram o cliente em potencial? Foi sobre preço? Qual é a impressão do cliente potencial do seu processo de vendas? A comunicação que o marketing utilizou e todo o processo de nutrição foi eficiente? Se eles já fizeram a troca, descubra por que eles tomaram essa decisão.
Grave sempre essas informações no seu CRM. Um vendedor pode sair da empresa, mas a informação não.
Ao fazer perguntas abertas que seguem uma metodologia, você terá um feedback honesto sobre o que os clientes acham atraente em sua marca e o que pode estar os afastando.
Depois de responder a essas perguntas, você pode começar a avaliar os esforços de marketing do seu concorrente.
4. Dê uma olhada nos preços de seus concorrentes, bem como nos benefícios que eles oferecem
Existem alguns fatores importantes que determinam o preço correto do seu produto e um dos principais é entender quanto de seus concorrentes estão cobrando por um produto ou serviço semelhante.
Se você acha que seu produto oferece recursos superiores em comparação com os de um concorrente, considere tornar seu produto ou serviço mais caro do que os padrões do setor. No entanto, se você fizer isso, deverá garantir que seus representantes de vendas estejam prontos para explicar por que seu produto vale o custo adicional.
Alternativamente, talvez você sinta que há uma lacuna em seu setor para produtos mais acessíveis. Se for esse o caso, você pode querer cobrar menos do que os concorrentes e atrair clientes em potencial. Aqui você tem que pensar em se é o momento de criar camadas ou “tiers” dentro do seu produto para que cada faixa da sua audiência tenha acesso ao seu produto. Já reparou que isso é muito comum na indústria? Geralmente surgem nomes pouco marqueteiros como Básico, intermediário, avançado. Fica para um outro dia falarmos em profundidade sobre isso mas independente do nome escolhido, notem que o mesmo produto possui três faixas ou categorias para atender todo o público.
É claro que outros fatores influenciam a precificação correta de um produto, mas é fundamental que você fique por dentro dos preços do setor para garantir que está precificando seu produto de uma maneira que pareça razoável para os clientes em potencial. Isso pode ser chave em uma análise competitiva.
Além disso, dê uma olhada nas vantagens que seus concorrentes oferecem e como você pode combinar essas vantagens para competir. Por exemplo, talvez seus concorrentes ofereçam um grande desconto por indicação ou uma versão de avaliação gratuita de um mês. Essas vantagens podem ser a razão pela qual você está perdendo clientes, portanto, se parecer razoável para sua marca, considere onde você pode combinar essas vantagens ou forneça algumas vantagens exclusivas se os concorrentes não oferecerem nenhuma.
5. Certifique-se de atender aos custos de envio competitivos
O Frete de um produto é o principal vilão na decisão de uma compra em B2C. Já em B2B é a implantação do software.
Hoje em dia, o frete grátis é uma grande vantagem que pode atrair os consumidores a escolher uma marca em detrimento de outra. Se você trabalha em um setor em que o frete é um fator importante, como ecommerce, convém dar uma olhada nos custos de envio dos concorrentes e garantir que esteja atendendo (se não excedendo) esses preços.
Se a maioria dos seus concorrentes oferece frete grátis, você deve procurar a opção para sua própria empresa. Se o frete grátis não for uma opção prática para sua empresa, considere como você pode se diferenciar de outras maneiras, incluindo programas de fidelidade, descontos em feriados ou brindes nas mídias sociais.
6. Analise como seus concorrentes comercializam seus produtos
Analisar o site do seu concorrente faz parte da análise competitiva e é a maneira mais rápida de avaliar seus esforços de marketing.
- Possuem têm um blog?
- Eles estão criando whitepapers ou e-books?
- Postam vídeos ou webinars?
- Há um podcast?
- Eles estão usando conteúdo visual estático, como infográficos e desenhos animados?
- E quanto aos decks de slides?
- Possuem um formulário de contato? Onde?
- A navegabilidade é intuitiva ou confusa?
- Você vê comunicados de imprensa?
- Eles possuem mídia kit?
- Possuem estudos de caso?
- Eles publicam guias de compra e fichas técnicas?
- Quais campanhas de publicidade online e offline eles estão executando?
7. Conheça a estratégia de conteúdo da sua concorrência
Quantidade muitas vezes importa quando falamos de conteúdo. Escrevendo um artigo de blog por semana super qualificado e com muitas páginas detalhando o que se propuseram a escrever ou seu concorrente publica cinco artigos curtos que tem um caráter mais informativo sobre o tema do que técnico? Existe a produção de materiais ricos, ou seja, formatos de conteúdos mais densos do que um blog ou um post em uma rede social como por exemplo e-books, whitepapers, infográficos, webinars, planilhas e templates?
Após identificar os tipos de conteúdo, determine a frequência de publicação desses materiais. Eles estão publicando algo novo a cada semana ou uma vez por mês? Com que frequência um novo ebook ou estudo de caso é lançado?
Provavelmente, se você se deparar com um arquivo robusto de conteúdo, seu concorrente está publicando regularmente. Dependendo dos tópicos que estão discutindo, este conteúdo pode ajudá-lo a aprimorar suas estratégias de geração de leads.
A partir daí, você deve passar a avaliar a qualidade de seu conteúdo. Afinal, se a qualidade estiver faltando, não importará com que frequência eles postem, pois seu público-alvo não encontrará muito valor nisso.
Escolha uma pequena quantidade de amostras para revisar em vez de lidar com cada peça para tornar o processo mais gerenciável.
Você deve considerar nesta amostra partes de conteúdo cobrindo uma variedade de tópicos para que você tenha uma visão bastante completa do que seu concorrente compartilha com seu público-alvo.
Ao analisar o conteúdo do seu concorrente, considere as seguintes questões:
- Quão preciso é o conteúdo deles?
- Estão presentes erros de ortografia ou gramática?
- Quão aprofundado é o conteúdo deles? (É no nível introdutório que apenas arranha a superfície ou inclui tópicos mais avançados com ideias de alto nível?)
- Que tom eles usam?
- O conteúdo está estruturado para facilitar a leitura ou seja estão usando marcadores, títulos em negrito e listas numeradas?)
- O conteúdo deles é gratuito e está disponível para qualquer pessoa ou seus leitores precisam optar por participar?
- Quem está escrevendo seu conteúdo? (Equipe interna? Uma pessoa? Vários colaboradores?)
- Existe uma assinatura visível ou biografia anexada aos seus artigos?
À medida que você continua a digitalizar o conteúdo, preste atenção nas fotos e imagens que seus concorrentes estão usando.
Você passa rapidamente por fotos genéricas de banco de imagens ou fica impressionado com ilustrações e imagens personalizadas? Se eles estiverem usando fotos de banco de imagens, eles pelo menos têm sobreposições de citações de texto ou frases que chamam a atenção que são específicas para seus negócios?
Se suas fotos são personalizadas, elas são provenientes de profissionais gráficos externos ou parecem ter sido feitas internamente?
Quando você tem uma sólida compreensão da estratégia de marketing de conteúdo do seu concorrente, é hora de descobrir se está realmente funcionando para eles.
8. Saiba qual tecnologia impulsiona o uso das soluções dos seus concorrentes
Compreender quais tipos de tecnologia seus concorrentes usam pode ser fundamental para ajudar sua própria empresa a entender o que de fato há de mais moderno no mercado e assim iniciar processos verdadeiros de transformação dentro de sua organização.
Por exemplo, talvez você tenha visto críticas positivas sobre o atendimento ao cliente de um concorrente – enquanto realiza uma pesquisa, você descobre que o cliente usa uma poderosa solução de atendimento ao cliente da qual você não está se beneficiando. Essas informações devem lhe dar a oportunidade de superar alguns dos processos de seus concorrentes.
Há algumas ferramentas gratuitas na internet que mostram a tecnologia que um site utiliza como por exemplo o gerenciador de campanhas utilizado ou que tipo de analytics se utilizam para analisar o website. São ferramentas muito eficazes para revelar em qual tecnologia o site de seus concorrentes é executado, juntamente com plugins de terceiros que vão desde sistemas de análise até CRMs. Usar ferramentas ajuda a ganhar em escala quando o assunto é análise competitiva.
Alternativamente, você pode considerar as listas de empregos dos concorrentes, especialmente para funções de engenheiro ou desenvolvedor web. A lista de empregos provavelmente mencionará quais ferramentas um candidato precisa estar familiarizado – uma maneira criativa de obter informações sobre a tecnologia que seus concorrentes usam.
9. Analise o nível de engajamento no conteúdo do seu concorrente
Para avaliar o quão envolvente é o conteúdo do seu concorrente para seus leitores, você precisará ver como o público-alvo responde ao que está postando.
Verifique o número médio de comentários, compartilhamentos e curtidas no conteúdo do seu concorrente e descubra se:
- Certos tópicos ressoam melhor do que outros
- Os comentários são negativos, positivos ou mistos
- Determinadas audiências estão comentando sobre tópicos específicos mais do que outras
- Os leitores respondem melhor às atualizações do TikTok sobre determinado conteúdo
- Não se esqueça de observar se o seu concorrente categoriza seu conteúdo usando tags e se ele possui botões de compartilhamento e acompanhamento de mídia social anexados a cada parte do conteúdo.
10. Observe como eles promovem seu conteúdo de marketing
Do engajamento, você seguirá direto para a estratégia de promoção de conteúdo do seu concorrente.
- Densidade de palavras-chave na própria cópia
- Tags de texto ALT de imagem
- Uso de links internos
As perguntas a seguir também podem ajudá-lo a priorizar e se concentrar no que prestar atenção em uma análise competitiva:
- Em quais palavras-chave seus concorrentes estão focando e que você ainda não aproveitou?
- Qual conteúdo deles é altamente compartilhado e vinculado? Como seu conteúdo se compara?
- Quais plataformas de mídia social seu público-alvo está usando?
- Que outros sites estão linkando para o site do seu concorrente, mas não para o seu?
- Quem mais está compartilhando o que seus concorrentes estão publicando?
- Quem está direcionando o tráfego para o site do seu concorrente?
- Para as palavras-chave nas quais você deseja se concentrar, qual é o nível de dificuldade? Existem várias ferramentas gratuitas (e pagas) que lhe darão uma avaliação abrangente da otimização de mecanismos de busca do seu concorrente.
11. Observe sua presença nas mídias sociais, estratégias e plataformas de acesso
A última área que você deve avaliar quando se trata de marketing é a presença de mídia social do seu concorrente e as taxas de engajamento.
Como sua concorrência gera engajamento com a marca por meio das mídias sociais? Você vê botões de compartilhamento social com cada artigo? Seu concorrente tem links para seus canais de mídia social no cabeçalho, rodapé ou em outro lugar? Estes são claramente visíveis? Eles usam chamadas para ação com esses botões?
Se seus concorrentes estão usando uma rede social na qual você pode não estar, vale a pena aprender mais sobre como essa plataforma também pode ajudar seus negócios. Para determinar se vale a pena investir em uma nova plataforma de mídia social, verifique as taxas de engajamento de seus concorrentes nesses sites. Primeiro, visite os seguintes sites para ver se sua concorrência tem uma conta nessas plataformas:
- o Facebook
- TikTok
- YouTube
Em seguida, anote os seguintes itens quantitativos de cada plataforma:
- Número de fãs/seguidores
- Frequência e consistência de postagem
- Engajamento de conteúdo (os usuários estão deixando comentários ou compartilhando suas postagens?)
- Viralidade de conteúdo (quantos compartilhamentos, repins e retuítes suas postagens recebem?)
Com o mesmo olhar crítico que você usou para avaliar a estratégia de marketing de conteúdo da sua concorrência, pegue um pente fino para analisar sua estratégia de mídia social.
Que tipo de conteúdo eles estão postando? Eles estão mais focados em direcionar as pessoas para as páginas de destino, resultando em novos leads? Ou eles estão postando conteúdo visual para promover o engajamento e o reconhecimento da marca?
Quanto deste conteúdo é original? Eles compartilham conteúdo com curadoria de outras fontes? Essas fontes são contribuintes regulares? Qual é o tom geral do conteúdo?
Como sua concorrência interage com seus seguidores? Com que frequência seus seguidores interagem com seu conteúdo?
Depois de coletar esses dados, gere uma nota geral para a qualidade do conteúdo do seu concorrente. Isso ajudará você a comparar o resto de seus concorrentes usando uma escala de classificação semelhante.
12. Realize uma análise SWOT para conhecer seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças
Ao avaliar cada componente em sua análise de concorrentes (negócios, vendas e marketing), adquira o hábito de realizar uma análise SWOT simplificada.
Isso significa que você observará os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças do seu concorrente sempre que avaliar uma nota geral.
Algumas perguntas para você começar incluem:
- O que seu concorrente está fazendo bem? (Produtos, marketing de conteúdo, redes sociais
- Onde seu concorrente tem vantagem sobre sua marca?
- Qual é a área mais fraca para o seu concorrente?
- Onde sua marca tem vantagem sobre seu concorrente?
- Com o que eles poderiam fazer melhor?
- Em que áreas você consideraria esse concorrente uma ameaça?
- Existem oportunidades no mercado que seu concorrente identificou?
Você poderá comparar os pontos fracos deles com os seus pontos fortes e vice-versa. Ao fazer isso, você pode posicionar melhor sua empresa e começar a descobrir áreas de melhoria em sua própria marca.
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