MARKETING DE CONTEÚDO

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Análise Competitiva

Marketing de conteúdo

Hoje, as estratégias de marketing de saída (ou qualquer coisa que interrompa o fluxo natural de sua audiência) não são tão eficazes em repercutir e converter o seu público como antes.

Hoje, seu conteúdo precisa alcançar seu público de uma maneira que pareça natural (também conhecida como inbound). Uma maneira comum de fazer isso é criando uma narrativa para o seu conteúdo – ou contando uma história. Ao fazer isso, seu conteúdo parecerá mais autêntico, envolvente e adaptado ao seu público.

Então, o que define o marketing de conteúdo, afinal?

O marketing de conteúdo é o processo de planejamento, criação, distribuição, compartilhamento e publicação de conteúdo por meio de canais como mídias sociais, blogs, sites, podcasts, aplicativos, comunicados à imprensa, publicações impressas e muito mais. O objetivo é alcançar seu público-alvo e aumentar o reconhecimento da marca, as vendas, o engajamento e a fidelidade.

Por que o marketing de conteúdo é importante?

  • Eduque seus leads e prospects sobre os produtos e serviços que você oferece
  • Aumente as conversões
  • Construa relacionamentos entre seus clientes e negócios que resultem em maior fidelidade
  • Mostre ao seu público como seus produtos e serviços resolvem seus desafios
  • Crie um senso de comunidade em torno de sua marca

Agora vamos ver os vários tipos de marketing de conteúdo.

Tipos de marketing de conteúdo

Existem muitos tipos de marketing de conteúdo que você pode optar por incorporar em sua estratégia – aqui estão alguns dos mais comuns:

  1. Marketing de conteúdo em mídia social

Com quase 4 bilhões de usuários globais de mídia social, é fácil entender por que tantas empresas investem em marketing de mídia social. Existem várias plataformas (por exemplo, Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn, Snapchat) para trabalhar e várias maneiras de criar e compartilhar conteúdo em cada uma delas (por exemplo, fotos, vídeos ao vivo, vídeos pré-gravados, histórias).

  1. Marketing de Conteúdo Infográfico

Os infográficos exibem conteúdo, informações e dados em um formato gráfico fácil de entender. Com uma mistura de palavras simples, declarações curtas e imagens claras, os infográficos são uma ótima maneira de comunicar seu conteúdo com eficiência. Eles funcionam bem se você estiver tentando destilar um tópico educacional e/ou complexo para que todos os membros do público possam entendê-lo.

  1. Marketing de conteúdo de blog

Os blogs são um tipo poderoso de conteúdo de entrada e permitem muita criatividade em termos de propósito e tópico. Com um blog, você pode fazer coisas como promover outros conteúdos internos e externos e artigos de blog por meio de links, adicionar botões de compartilhamento social e incorporar informações sobre produtos.

  1. Marketing de conteúdo de podcast

Podcasts permitem muita criatividade, pois podem ser sobre qualquer tópico de sua escolha. Além disso, você determina outros fatores relacionados ao podcast, como a cadência dos episódios, quem está no podcast, onde você anuncia o podcast e a duração dos episódios.

  1. Marketing de conteúdo de vídeo

Consumidores dizem que preferem aprender sobre o produto ou serviço de uma marca por meio de vídeo. Além disso, o marketing de vídeo pode aumentar as conversões, melhorar o ROI e ajudá-lo a construir relacionamentos com os membros do público. Você pode optar por compartilhar seu conteúdo de vídeo em plataformas de mídia social, páginas de destino ou no site de um co-marketing.

  1. Marketing de conteúdo de anúncios pagos

Os anúncios pagos podem ajudá-lo a alcançar um público amplo e permitir que você se posicione em todos os lugares em que deseja ser visto – os anúncios pagos são especialmente benéficos quando combinados com o marketing de entrada. Há muitos lugares em que você pode compartilhar anúncios pagos, incluindo mídias sociais, páginas de destino, banners e conteúdo patrocinado.

Em seguida, vamos ver alguns exemplos de marketing de conteúdo associados a esses tipos de marketing de conteúdo que acabamos de analisar.

Estratégia de marketing de conteúdo

  1. Defina metas SMART.
  2. Determine seus KPIs.
  3. Escolha seus canais de conteúdo.
  4. Decida o tipo de conteúdo.
  5. Defina um orçamento.
  6. Crie e distribua o conteúdo.
  7. Analisar e medir resultados

 Você pode pensar em sua estratégia de marketing de conteúdo como faria em seu plano de marketing de conteúdo – vamos mergulhar nas etapas pelas quais você deseja trabalhar para desenvolver uma estratégia eficaz.

 Defina metas SMART

A primeira parte da sua estratégia de marketing de conteúdo é definir metas SMART . Eles devem ser específicos para o seu negócio – eles provavelmente complementarão seus objetivos mais amplos de marketing e empresa.

Aqui estão alguns exemplos de metas SMART :

  • Melhorar o reconhecimento da marca
  • Aumente a receita
  • Aumente as conversões
  • Melhore a fidelidade à marca
  • Aumente o engajamento do cliente
  • Construir relacionamento e confiança entre prospects e clientes
  • Atraia parceiros estratégicos
  1. Determine seus KPIs

Em seguida, defina os principais indicadores de desempenho (KPIs) para suas metas SMART. Os KPIs são pontos de dados quantificáveis ​​que você pode usar para medir seu desempenho real em relação ao seu objetivo.

OBJETIVO INTELIGENTE KPI RELACIONADO

Conhecimento da marca: tráfego do site, seguidores de mídia social, inscrições de assinaturas, menções (por clientes e parceiros)

Receita: vendas diárias, tráfego do site

Conversões: Taxa de conversão, taxa de abandono do carrinho de compras, tendências de taxas de envio associadas, tendências de preços competitivos

Fidelidade à marca: Clientes recorrentes, promotores, análises de produtos, referências

Envolvimento do cliente: Curtidas, compartilhamentos, seguidores, menções, backlinks

Confiança: Clientes recorrentes, promotores, seguidores, menções

Parceiros estratégicos: Novas parcerias, menções, backlinks

 

  1. Decida o tipo de conteúdo.

Em seguida, escolha o tipo de conteúdo que você criará. Para fazer isso, comece pensando no seu público-alvo e nas personas do comprador.

Responda às seguintes perguntas sobre seu público-alvo para ajudá-lo a restringir os tipos certos de conteúdo para eles:

O que eles precisam de você?

Que desafios eles estão procurando superar?

Por que eles precisam do seu produto ou serviço?

Como você pode ajudá-los a ter sucesso?

Onde eles passam o tempo?

Em seguida, dê uma olhada nos vários tipos de conteúdo que analisamos anteriormente para decidir quais tipos de conteúdo você criará.

  1. Escolha seus canais de conteúdo.

Depois de decidir o tipo de conteúdo com o qual você comercializará, é hora de escolher seus canais de conteúdo específicos. Onde você vai compartilhar seu conteúdo? De onde ele viverá e será compartilhado?

Para alguns tipos de conteúdo, o canal com o qual você precisa trabalhar será óbvio. Por exemplo, se você estiver criando conteúdo no Facebook, seu canal será a própria plataforma social.

  1. Defina um orçamento.

Agora, defina seu orçamento. Pense no tipo de conteúdo que você está criando e em quais canais você está divulgando esse conteúdo.

Em seguida, faça a si mesmo as seguintes perguntas para determinar seu orçamento:

Você precisa adquirir algum software ou tecnologia para criar o conteúdo (como software de design gráfico como Adobe Photoshop , uma assinatura do Canva , uma câmera para tirar fotos e vídeos de alta qualidade)?

Você precisa contratar profissionais de marketing de conteúdo ou designers (como artistas, escritores, editores, designers)?

Você precisa pagar pelo espaço do anúncio?

Você precisa de acesso a ferramentas ou recursos específicos para aprimorar ou medir seu tipo específico de conteúdo?

Anote como suas respostas afetam seu orçamento, seja um aumento ou uma diminuição do que você já estimou.

  1. Crie e distribua o conteúdo.

Crie e distribua seu conteúdo para que os membros do seu público possam consumi-lo – e possivelmente convertê-lo. Para garantir que você está produzindo conteúdo de forma consistente e compartilhando-o entre seus clientes potenciais e clientes, use um calendário de mídia social ou um calendário de conteúdo editorial.

Isso ajudará sua equipe a ficar por dentro de todo o conteúdo que está sendo criado, além de permitir que você agende com antecedência.

Use um calendário editorial gratuito para agendar e otimizar todo o seu conteúdo de marketing para ajudá-lo a aumentar as conversões.

  1. Analisar e medir resultados.

Por fim, analise e meça seus resultados para que você possa fazer as alterações necessárias para aprimorar seus esforços de marketing de conteúdo e alcançar mais membros do público.

Observe suas metas SMART e KPIs para determinar o sucesso de sua estratégia de marketing de conteúdo. Você atingiu seus objetivos e KPIs? Você estava perto de alcançá-los ou estava errado em suas estimativas?

Aqui estão algumas ferramentas para ajudá-lo com a análise e os resultados da sua estratégia de marketing de conteúdo:

  • Software de análise de marketing
  • Software de gerenciamento de mídia social
  • Menção
  • SharedCount
  • Sprout Social
  • Google Analytics

Melhores recursos de marketing de conteúdo

Content Marketing Institute para acesso a alguns dos melhores eventos online, impressos e eventos de marketing de conteúdo disponíveis hoje.

Artigos de blog sobre marketing de conteúdo, tendências, estratégias e dicas de especialistas do setor.

Podcasts sobre marketing de conteúdo, como This Old Marketing, ou tendências de negócios, como HBR IdeaCast, para inspirar sua estratégia de marketing de conteúdo.

Google Trends, que permite pesquisar tendências em tópicos amplos, como marketing de conteúdo ou tópicos de nicho no marketing de conteúdo.

Ebooks e estudos de caso sobre marketing de conteúdo e estratégias específicas de marketing de conteúdo.

Estatísticas de marketing de conteúdo mais recentes de uma fonte de banco de dados respeitável como Statista.

Software de design e conteúdo visual fácil de usar, como o Canva.

Ferramentas de gerenciamento de mídia social gratuitas ou pagas, comoBuffer ou Sprout Social, para ajudá-lo a criar e compartilhar seu conteúdo social.

Conteúdo gratuito ou pago e ferramentas de gerenciamento de projetos, como Trello ou Asana, para planejar e organizar sua estratégia de marketing de conteúdo.

Software de marketing gratuito ou pago para conectar sua equipe, plano, estratégia e resultados de marketing de conteúdo ao seu plano de marketing maior (e até mesmo ao seu CRM).

Software de marketing por e-mail gratuito ou pago, como o Mailchimp, para lidar com todos os aspectos de suas campanhas e conteúdo de e-mail.

Sua rede, em plataformas como Twitter ou LinkedIn, onde você pode se conectar com pessoas do seu setor para discutir tendências relevantes, responder às perguntas uns dos outros e fornecer ou solicitar feedback.

Existem centenas de milhares de ferramentas disponíveis hoje que se qualificam como excelentes recursos de marketing de conteúdo. Por causa deste artigo, vamos simplificar as coisas, fornecendo um punhado de nossas opções favoritas hoje.

E por falar em acessar suas redes em sites como Twitter e LinkedIn, aqui estão algumas inspirações de alguns dos maiores profissionais de marketing de conteúdo para seguir em ambas as plataformas hoje.

Envolva seu público-alvo com marketing de conteúdo

Com um marketing de conteúdo eficaz, você pode alcançar seu público-alvo e aumentar as conversões. Existem várias maneiras de comercializar com conteúdo para aumentar a receita, aumentar o reconhecimento e o reconhecimento da sua marca e construir relacionamentos com seus clientes potenciais e clientes.

E não se esqueça de extrair mais valor de cada conteúdo que você cria.

Para começar, determine qual tipo de conteúdo funciona melhor para sua empresa e seu público e desenvolva uma estratégia de marketing de conteúdo para começar a aumentar seus resultados hoje.

 

Marketing de Conteúdo Rodrigo G. de Barros SPOT 4

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